Páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

PADILHA: "ALCKMIN RECEBEU TODOS OS ALERTAS"


Neste Dia Mundial da Água, o ex-ministro Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, falou com exclusividade ao 247 sobre a grave crise de abastecimento que atinge várias cidades de São Paulo. "Infelizmente, São Paulo chegou a essa situação por absoluta incapacidade gerencial e falta de planejamento do governador atual", diz Padilha. "E não foi por falta de alertas".
Padilha lembra que, em 2004, quando foi renovada a outorga da Sabesp, diversos especialistas já advertiam as autoridades do governo estadual sobre a precariedade do sistema Cantareira e a alta dependência da Região Metropolitana de São Paulo deste manancial. "O que foi feito de lá prá cá? Nada", diz Padilha.
O ex-ministro também lembra que não há escassez de recursos. "No ano passado, a Sabesp lucrou mais de R$ 2 bilhões", afirma. No entanto, os ganhos de curto prazo, diz ele, nem sempre compensam. "As ações da empresa estão desabando em razão da crise de abastecimento", diz ele.
Padilha também atribui ao governador Geraldo Alckmin falta de sinceridade no trato da crise. "Enquanto o governo estadual negava o racionamento, várias cidades importantíssimas, como Guarulhos, já vinham tendo cortes de fornecimento", diz ele. "E o pior: eram avisadas na véspera dos cortes".
O candidato também comentou a possível interligação do sistema Cantareira com o Rio Paraíba do Sul – iniciativa proposta por Alckmin e que enfrenta forte resistência do governador fluminense Sergio Cabral. "Sou favorável a qualquer ação que melhore o abastecimento de água em São Paulo, desde que outras regiões do estado, também saturadas, não sejam afetadas".
A crise da água significa então que este tema será a prioridade zero de Padilha, caso seja eleito governador? "A prioridade zero será liderar o estado em todas as áreas, não apenas no que diz respeito ao abastecimento de água e o tratamento de esgoto, mas também a ampliação do metrô e o combate à insegurança", afirma.
Neste sábado, com sua caravana Horizonte Paulista, Padilha percorreu a Baixada Santista. À noite, ele participa de um seminário, em São Paulo, onde especialistas discutirão saídas para a crise no abastecimento de água em São Paulo. "Vamos buscar soluções estruturantes", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário