Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Utopia (banda brasileira) que originou Mamonas Assassinas!


Utopia (banda brasileira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Utopia
Informação geral
OrigemGuarulhosSP
País Brasil
Gênero(s)Indie rock
Hardcore punk
Pop rock
Rock alternativo
Período em atividade19891994
Afiliação(ões)Mamonas AssassinasLegião UrbanaGuns N' RosesUltraje a RigorTitãsParalamas do SucessoBarão Vermelho e Rush
Integrantes
Dinho
Bento Hinoto
Júlio Rasec
Samuel Reoli
Sérgio Reoli
Márcio Araújo[1]
Utopia foi uma banda brasileira de rock, criada em 1989 na cidade deGuarulhos, estado de São Paulo. Seus integrantes deram origem ao grupo Mamonas Assassinas.

Índice

  [esconder

[editar]História

[editar]Surgimento

O Utopia surgiu em 1989, quando Alberto Hinoto (que mais tarde adotaria o nome artístico de Bento) e irmãos SamuelSérgio Reoli decidiram criar uma banda. Alberto seria guitarrista no conjunto, enquanto Sérgio tornou-se baterista e Samuel baixista. Durante show realizado em Julho de 1990 no Parque Cecap, um conjunto habitacional de Guarulhos, o público solicitou que o trio executasse a canção Sweet Child o' Mine, da banda norte-americana Guns N' Roses. Como desconheciam a letra, pediram a um dos espectadores que subisse ao palco para ajudá-los. Dinho ofereceu-se e sua performance escrachada garantiu-lhe o posto de vocalista do Utopia.
Em 1990, por intermédio de Sérgio, o tecladista Márcio Araújo é inserido no grupo. O último integrante a entrar para o Utopia foi Júlio Rasec. Júlio era amigo de Dinho e foi incorporado para auxiliá-lo nas músicas cover em inglês, além de atuar como percussionista e realizar consertos de fios e cabos dos equipamentos da banda, quando necessário.[1]
Em 1992, a banda gravou seu primeiro e único disco independente chamado de A Fórmula do Fenômeno, com as canções "Vento Frio", "Joelho", "Funk White", "Horizonte Infinito", "Utopia 2" e "Mina" (embrião da canção Pelados em Santos). O disco foi um grande fracasso comercial, vendendo pouco mais de 100 cópias.

[editar]Mudança para Mamonas Assassinas

O Utopia passou a apresentar-se na periferia de São Paulo e com o lançamento do disco que vendeu menos de 100 cópias. Aos poucos, os integrantes começaram a perceber que as palhaçadas e músicas de paródia eram mais bem recebidas pelo público do que os covers e as músicas sérias. Começaram introduzindo algumas parodias musicais, com receio da aceitação do público.
Através de um show em uma boate em Guarulhos, conheceram o produtor Rick Bonadio. Decidiram, então, mudar o perfil da banda, a começar pelo nome, "Mamonas Assassinas do Espaço", criado por Samuel Reoli e reduzido para "Mamonas Assassinas", repertório e estilo, que se tornou mais cômico e escrachado. Com o novo nome, a banda teve uma carreira meteórica de sucesso absoluto, interrompida por um acidente aéreo em 2 de março de 1996.
A canção "Joelho" chegou a ser regravada para o primeiro álbum de estúdio dos Mamonas, porém, foi excluída do álbum. Em 1998, dois anos depois da morte dos integrantes do grupo, a regravação foi lançada no álbum póstumoAtenção, Creuzebek: A Baixaria Continua.

[editar]Formação

[editar]Membros

[editar]Ex-integrantes

[editar]Discografia.

[editar]Álbuns de estúdio

AnoTítuloCanções
1992A Fórmula do Fenômeno - Formatosde Gravação e LançamentoFonográfico.: Long Plays e Cassetes.
  • Lado A.: Funk White./ Em Algum Lugar./ Joelho./
Outro Lado da Vida./ Horizonte Infinito./ Vento Frio.

[editar]Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A banda paulistana 365 compôs a música "Manhã de Domingo", presente no disco "Do Outro lado do Rio" (2005), em homenagem aos Mamonas. Vale lembrar que quando ainda se chamavam Utopia, os Mamonas abriram vários shows para o 365.

[editar]Ver também

Referências

  1. ↑ a b O dissidente dos Mamonas Assassinas Época SP, acessado em 14 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário