Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Curta ‘Luiz Poeta’ ganha prêmio no Chile


Início


Curta ‘Luiz Poeta’ ganha prêmio no Chile

22 de fevereiro de 2013

Da Academia Internacional de Cinema
O curta Luiz Poeta, do ex-aluno Patrick Torres, acaba de ganhar o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Cine Otro – Festival de Cinema Político, Social e de Direitos Humanos, de Valparaiso, no Chile. Recentemente, o filme também foi selecionado para a 16ª Mostra Tiradentes, em Minas Gerais.

Lançado em março do ano passado, na Casa das Rosas, na Av. Paulista, com a presença do protagonista, o filme tem direção, roteiro e fotografia do ex-aluno do Curso de Documentário da AIC (2010), Patrick Torres. Uma realização coletiva, a primeira produzida por ele depois do curso na AIC, feita junto de mais quatro colegas no ano passado. O curta já participou de festivais nacionais (Festival CineIpoema/MG, 9a Competição de Audiovisual de Ribeirão Preto) e internacionais (Mecal Chile – Festival Internacional de Cortometrajes e Festival Internacional Caixa de Curtas da Televisão da América Latina (TAL). No TAL, ganhou como melhor documentário independente.

O curta documentário é o retrato de uma visita ao seu Luiz Beltrame de Castro - que completou 104 anos de vida em 10 de outubro de 2012 – na cidade de Coroado, no interior paulista. Baiano, de Paramirim, é pai de oito filhos e avô de 47 netos, tem ainda 75 bisnetos e 20 tataranetos.

Além de boas conversas, o personagem do documentário apresenta a família e mostra um pouco da vida cotidiana dele como poeta e revolucionário. Símbolo da luta pela terra, ele já marchou pelo MST e narrou em versos sua história, reunidas e manejadas com carinho em numerosos cadernos de versos e dois livros publicados: Sonho com a Vida e Sonho com a Terra, com poemas escritos desde o meio do século passado.

O filme traz ainda uma participação especial da cantora Inezita Barroso, apresentadora do Viola, Minha Viola, da TV Cultura. Ela recita, emocionada, o poema feito por Luiz Beltrame em homenagem ao programa.

Conheça aqui a página do curta Luiz Poeta no Facebook.


Leia abaixo a entrevista com o diretor e ex-aluno da AIC, Patrick Torres, e veja o filme na sequência.

Como surgiu a ideia de fazer Luiz Poeta?


Um dos diretores, Rafael Stedile, trouxe ao grupo um livro com poemas do Sr. Luiz Beltrame. Todos ficaram curiosos com a história e com vontade de conhecer o poeta.

Qual a estrutura de pessoal e equipamentos que usaram? Como foi a produção?
Nós somos uma equipe de cinco pessoas num trabalho de direção coletiva, onde dividíamos as tarefas de produção, captação de áudio e vídeo, roteirização e edição. Gravamos com as câmeras de vídeo HD, e também com DSLR. Utilizamos microfones lapela e direcional. O filme foi feito totalmente de forma independente. A produção total contando com a pré-produção, captação, edição e finalização foi de 6 meses. Eu fui o único integrante da equipe a cursar na AIC.

Como tem sido a repercussão com público e crítica onde o curta tem sido exibido?
O filme foi bem recebido em alguns festivais nacionais, como o de Tiradentes, Ribeirão Preto e Itabira, mas acabou consagrado no festival Caixa de Curtas da TAL – TV América Latina, ganhando um prêmio internacional, na categoria documentário independente. Também foi selecionado em dois festivais no Chile.

O que significam os prêmios pra vc?

O reconhecimento do trabalho, talvez uma legitimação da maneira como contamos a história, utilizando os próprios poemas do poeta para marcar as etapas de vida dele, sendo contadas por seus familiares.

E o personagem sabe da repercussão do filme?
Sim, sabe. Mantemos uma relação de amizade com a família Beltrame. É ótimo poder documentar a história de alguém como o Sr. Luiz Beltrame.

Quais são seus projetos com o filme e com a sua carreira de cineasta?
Participar de várias mostras e festivais, tornar conhecido nosso trabalho e também nosso nome. Eu e os outros integrantes, iremos manter essa linha de projeto coletivo independente, trabalhamos juntos na TV Cultura e a ideia é continuar fazendo curtas, independente do nosso trabalho aqui na TV. Fazer cinema ainda não é um trabalho e sim uma realização profissional

Como foi a reação dele ao ver o filme na telona?
Seu Luiz ficou muito emocionado. Ele não esperava ser recebido por tanta gente num espaço dedicado à poesia. Assistiu ao filme na primeira fila ao lado da filha Dalva e dos netos Maira e Edson. Depois conversou com o público, respondendo perguntas, muito animado.

Seu Luiz Poeta é versado nas letras. Mas deu pra entender a relação dele com o audiovisual ou mesmo com as ferramentas de tecnologia que vocês usaram pras filmagens?
Seu Luiz gosta muito de assistir televisão, novela e jogo de futebol. Aliás, ele é um corintiano de 104 anos (mais velho que o próprio Corinthians) e acabou sendo personagem de uma reportagem da ESPN antes do título da Libertadores. Não sabemos da relação dele com o cinema, mas provavelmente nunca foi um espectador assíduo.

Seu Luiz tem filhos, netos, bisnetos e até tataranetos (um com quase 18 anos). Por isso, acho que ele está acostumado a ver as pessoas com objetos de tecnologia, como celulares e computadores. Mostrou-se entusiasmado quando mostramos a ele trechos de vídeos. Ficou muito curioso. Mas a única mídia com a qual ele interaje de fato é o caderno. Ele escreve muito durante o dia e sem óculos!

Fica algum tipo de lição de vida depois de filmar a história de um personagem tão incrível, cheio de histórias e peculiaridades?
A lição de quão importante é a família na vida de uma pessoa. No caso dele, nos tempos de sem-terra, vivia com o filho na terra que ele conseguiu com a reforma agrária em Promissão. Depois da morte deste, saiu de lá e foi viver com os outros filhos em Coroados. Ele por toda a vida sempre esteve perto da família.

Acho que outra grande lição é realmente nunca desistir do sonho e sempre seguir caminhando, não importando quantas dificuldades você encontre pelo caminho. Seu Luiz é um exemplo de pessoa que viveu e lutou por um ideal. Sempre com bom humor, chegou aos 104 anos realizado e com uma grande familia que o apoia sempre. Acima de tudo, ele nos mostrou que o importante é manter o espírito jovem e ativo. Se conseguirmos seguir os passos do poeta, certamente ainda teremos boas conquistas no cinema e na vida. Seu Luís sempre lutou por aquilo que acreditava e ainda o faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário