Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

Brasil já é referência em políticas sociais


02/09/12 - 10h2
Brasil já é referência em políticas sociais para o desenvolvimento
Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social (Foto: Agência Brasil)

Até julho deste ano, 65 delegações de 43 nações estiveram no País em busca de informações sobre programas sociais


Representantes de 11 países participaram de evento em Brasília para conhecer as políticas públicas que estão impulsionando a distribuição de renda e o desenvolvimento econômico do Brasil. O 4º Seminário Internacional: Políticas Sociais para o Desenvolvimento, realizado durante a semana passada, em Brasília. O evento acontece na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), apenas até julho deste ano, outras 65 delegações de 43 nações já estiveram no ministério, em busca de informações semelhantes.
“O Brasil é referência no combate à pobreza porque as ações sociais também têm reflexo no desenvolvimento e contribuem para aumentar a riqueza do País”, afirmou Tereza Campello, do MDS, ao abrir o evento. Para ela, seminários como esse são uma forma organizada e eficiente de apresentar, aos países interessados, ações sociais bem-sucedidas do governo brasileiro, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Durante o evento, os participantes vão conhecer o Pnae, desde a produção dos alimentos até o recebimento deles por entidades socioassistenciais. Visitarão também equipamentos públicos como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Riacho Fundo I – na região administrativa do Distrito Federal.
Com 1,3 bilhão de habitantes, a China é um dos países mais interessados nas soluções brasileiras de combate à extrema pobreza, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Bolsa Família e a construção de cisternas – ações que integram o Plano Brasil Sem Miséria.
Iniciativas mais procuradas
Dentre os programas que despertam maior interesse entre os visitantes estrangeiros estão o Bolsa Família, que beneficia 13,7 milhões de famílias, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que deverá incluir 158 mil famílias extremamente pobres –, com renda per capita mensal de até R$ 70, de acordo com as metas fixadas pelo MDS.
O PAA é um dos programas mais eficazes para a ampliação de mercados para o agricultor familiar. O objetivo é garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. A iniciativa contribui também para a formação de estoques estratégicos, além de promover a inclusão social no campo.
http://www.pt.org.br/noticias/view/pais_ja_e_referencia_em_politicas_sociais_para_o_desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário