De: Valquer Bicalho
em 15.12.2013
DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS À DEMOCRACIA BRASILEIRA
A sociedade brasileira deve se debruçar o mais breve possível sobre duas questões fundamentais para a democracia.
1- Proibir através de lei qualquer financiamento privado de empresas à campanhas eleitorais. De nenhuma empresa.
2- Proibir também qualquer transferência de dinheiro público para veículos privados de comunicação. Para nenhuma empresa.
Essas
questões vão resolver em grande parte a relação de empresas com o
estado, dar equilíbrio e equidade a concorrência entre empresas que
querem e precisam empreender de forma honesta, e aos políticos que
queiram disputar eleições também de forma honesta.
Na primeira
questão é senso comum que alguns políticos saem achacando empresas
para que contribuam para suas campanhas em tempos de eleições, outros,
saem com o pires não mão de forma indigna solicitando recursos para
essas mesmas ou outras empresas, bem como devem haver empresas que
saiam à compra de políticos desonestos para que possam financiar e ter
sob controle para seus negócios escusos.
No setor privado é
natural tomar riscos para empreender, e o estado brasileiro precisa e
tem obrigação de garantir aos bons empresários o direito da boa
concorrência, sem que estes enfrentem questões de natureza desiguais,
tanto na concorrência para fornecer ao setor público quanto nos marotos
“acertos” de impostos via corrupção. Assim as empresas e políticos
honestos - sim existem e são muitos, o dois - podem atuar de forma
clara e saudável para o bem dos seus negócios e da democracia
brasileira.
A segunda questão está totalmente ligada à primeira. Não
tem sentido o setor público transferir dinheiro dos impostos do
contribuinte para grupos de comunicação privados. Qualquer comunicação
do estado que seja relevante tem sua garantia pela constituição dado
que as TVs e rádios são concessões públicas e se forem realmente
relevantes a imprensa e rede sociais naturalmente irão repercutir por
ser de seus próprios interesses.
Em se tratando de anúncios de
rotinas da união, estados e municípios, temos os veículos públicos de
comunicação e hoje mais ainda as redes socias via internet.
Essa
mudança democratiza a comunicação para a sociedade e diminui os custos
das empresas para anunciar seu produtos nesses mesmo veículos de
comunicação privados, visto que, com a garantia de recebimentos de
recursos públicos, as TVs principalmente , cobram absurdos pelos
anúncios do setor privado, tornando proibitivo que empresas médias
anunciem nestes espaços, ficando os mesmos acessíveis somente a grande
grupos econômicos.
Em suma, são duas questões que parecem separadas,
mas não, elas estão intrinsecamente ligadas, pois representam
liberdade e igualdade para o empresariado e garantia do cidadão
eleitor de votar em quem realmente tem propostas para o bem do Brasil,
além do cidadão contribuinte que quer seus impostos preservados e
utilizados para gerir o estado de forma a garantir lhe bons serviços
públicos.
Assim aperfeiçoamos democracia e avançamos no combate a
corrupção da qual todos bradam contra, mas poucos tem propostas claras
de como combater.
Valquer Bicalho
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