Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O ódio contra Lula e a ameaça de morte em uma rede social . Veja autores da ameaça.






Ódio, do latim odĭum, é a antipatia e a aversão para com algo ou alguém. Trata-se de um sentimento negativo em que se deseja mal ao sujeito ou objeto odiado.
O ódio está relacionado com a inimizade e a repulsão. As pessoas tentam evitar ou destruir aquilo que odeiam. No caso do ódio relativamente a outro ser humano, o sentimento pode refletir-se através de insultos ou de agressões físicas.
Regra geral, considera-se que o ódio é o oposto do amor. Há quem acredite, no entanto, do amor ao ódio é apenas um passo (e vice-versa), uma vez que o ódio está sempre dirigido a alguém que se considera importante e que mobiliza o indivíduo. Neste sentido, o contrário do amor seria a indiferença e não o ódio.
O ódio nem sempre é irracional. É comum odiar-se quem faz sofrer ou ameaça a existência. Exemplos: “Odeio os assassinos dos meus pais”, “O funcionário que roubou o dinheiro que estava destinado à construção de um hospital ganhou o ódio do povo”. O mais sensato e saudável é transformar essa energia negativa numa ação positiva (exigindo Justiça, no caso dos exemplos mencionados).
A violência tende a ser uma consequência do ódio. Quando um Estado está prestes a declarar uma guerra, costuma promover o ódio pelo inimigo entre os cidadãos e os soldados. Desta forma, as acções violentas serão portanto justificadas e não darão origem a repulsa, indignação ou sentimentos encontrados   na sociedade.


Colaboração de fotos printadas de Victor Javier Ventura
https://www.facebook.com/Victorjaviven
Leia mais: Conceito de ódio - O que é, Definição e Significado

http://conceito.de/odio#ixzz2gPzyxd1x




http://conceito.de/odio

Nenhum comentário:

Postar um comentário