Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

Ex-Mulher do mensaleiro revela a Bomba que pode beneficiar José Dirceu

Existe a absoluta necessidade de se mudar o como se faz política nesse país, todos os que participaram de desvios no setor público tem que responder pelos seus atos. Mas a verdade e os fatos tem que prevalecer sempre inclusive porque sem ela é impossível mudar as coisas. Todo mundo fala em ética mas muito pouca gente tem realmente atitude ética comprovada .

Exatamente como políticos pessoas usam palavras mas não provam em atos as palavras. Quem tem ética tem compromisso com a verdade. E a verdade independe de lados ou partidos, ela depende de fatos.
Sobre o que tanto estão falando nada mais é do que um retrato de como é a lógica da velha política e dos velhos políticos. Essa história aliás já contei diversas vezes para vários amigos inclusive para jornalistas, mas ninguém achou relevante na época. A mim me chocou pois aliados tramarem armadilhas me soa no mínimo estranho, mas a lógica do poder é assim mesmo, estranha para gente normal.

Então era abril ou maio de 2003, eu estava casada com Valdemar e houve um almoço na minha casa aonde estavam presentes : Bispo Rodrigues, Valdemar, Martinez, Zé Múcio, Pedro Correa e Pedro Henry, a pauta era o que aconteceria com os nacos do poder deles caso o PT se alia-se ao PMDB. A discussão era como construir um mecanismo para fragilizar quem defendia a aliança oficial com PMDB, e portanto ter maioria oficial nas votações. Os 3 partidos precisavam achar um jeito de aumentar suas bancadas em número de deputados e ao mesmo tempo fragilizar a posição de quem mais defendia a entrada do PMDB ; Zé Dirceu.

Me lembro de uma frase que um deles disse que tinha ouvido do Zé Dirceu: Não negocio apoio a varejo só de partido a partido. E era isso que trazia o PMDB, um apoio de um grande número de deputados. A negociação era dois ministérios e se me lembro o PMDB tinha pedido o dos transportes que na época estava nas mãos do PL e acho que cidades.


O que os petistas acham que pode ajudar o Zé Dirceu nada mais é do que um relato de como é feita a política no Brasil, infelizmente. Os representantes dos 3 partidos acharam então uma fórmula de aumentar suas bancadas e fragilizar o Zé Dirceu. O se fortalecer era cooptando deputados de outros partidos meio que comprando literalmente o passe, no estilo jogadores de futebol. Isso pode ser comprovado com os números de aumento de bancada nesse período dos 3 partidos. Quanto a fragilizar o Zé Dirceu, deve ser a história dos correios.

Eu não sei o que aconteceu depois que colou o PTB contra o PL, mas na época disseram que era algo pessoal entre Roberto Jefferson e PT pois não queria perder o IRB ( Instituto Reseguros do Brasil) , até faz certo sentido já que o Martinez morreu, o jeito de conduzir com ele e existia uma guerra interna de poder no PTB entre Roberto Jefferson e Zé Mucio.

Enfim isso para dizer que os erros e crimes referentes a angariar recursos, devem ser todos verdadeiros, e desses não sei detalhes, mas o operacional do mensalão ( que na minha opinião era passe de cooptação de deputados e não verba mensal a lá mesada) foi elaborado num almoço na minha casa por essas pessoas citadas. Mais tarde quando fui intimada a depor por Roberto Jefferson, o Barbozinha e Itapuã tentaram me comprar para prejudicar duas pessoas, levando um sonoro Não, mas isso é outra história.

Entendendo esse retrato é mais do que claro que o Brasil precisa urgente de mudanças em COMO se fazer política.
A verdade não tem lados, partidos ou opiniões , ela tem fatos e quando você passa a edita-la, você passa a viver numa mentira. Meu relato não tem lados só fatos .

Por Maria Christina Mendes Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário